12 / 11 / 2025 - 10h02
Banda Magníficos - jornada de emoção e sucesso do forró romântico
Magnífico, adjetivo oriundo do latim, magnificus, significa aquele ou aquilo que causa imensa admiração pelas suas qualidades ou atributos, e não há definição melhor que esta, para a banda que conquistou através de muito talento e trabalho, o título de "A preferida do Brasil". Esta é a Banda Magnificos, uma das maiores referências do forró eletrônico.
Tudo começou em 1995, na cidade de Monteiro, interior da Paraíba, quando José Inácio da Silva, o Jotinha, ganhou de presente do seu pai uma pequena sanfona de apenas 60 baixos. Empolgado com o presente, o jovem aprendeu as primeiras notas musicais e a tocar alguns clássicos do forró. Contagiados pela música e incentivados por Jotinha, seus irmãos Josivaldo, Van e Neno também aprenderam a tocar alguns instrumentos musicais e passaram a animar festas em sítios e salões da cidade.
Os irmãos começaram a trabalhar ainda na adolescência, engraxando sapatos, carregando feira em carroças e vendendo picolés. Aos quinze anos de idade, Jotinha conseguiu um emprego como menor estagiário no Banco do Brasil de sua cidade natal. Todo o dinheiro arrecadado com o trabalho tinha destino certo: investir na carreira musical. No início, tudo foi conquistado com muito sacrifício e persistência, mas logo o talento foi percebido, e começaram a surgir os primeiros convites para apresentações em várias cidades da região. Nascia alí a Banda Magníficos, nome escolhido pelo próprio Jotinha, através de pesquisa realizada em um dicionário.
Em 1995, a Banda Magníficos lançou o seu primeiro CD Independente, intitulado: Todo dia te querer, o qual tinha como carro-chefe a música “Amor pra sempre”. Porém devido às dificuldades do início da carreira, o álbum foi divulgado apenas nas emissoras de rádio da Paraíba. No ano seguinte, a Banda Magníficos lançou seu segundo CD intitulado: Meu Tesão é Você, que apresentou ao público as canções: "Delírio de Amor", "Sonho Lindo", "Verdadeiro Amor" e a faixa-título: "Meu Tesão é Você". O álbum teve grande aceitação em todo o nordeste e chegou a vender mais de 200 mil cópias, de forma independente. Esse sucesso despertou o interesse de várias gravadoras, dentre elas a Sony Music, que não mediu esforços para contratar a banda.
Em 1997, já através da Sony Music, a Banda Magníficos lançou seu terceiro CD intitulado Me Usa, e foi premiada com o Disco Duplo de Platina, referente a vendagem superior a 500 mil cópias. Nesse mesmo ano, entra a nova vocalista Luciene Melo, formando junto com Walkyria Santos e Neno o trio de vozes que marcou a banda e que eternizou canções como: "Adoro", "Apaixonada", "Sonhar" e "Me Usa".
De 1998 a 2003 foram lançados os CD’s: Fonte dos Desejos, Magníficos ao Vivo, Frente a Frente, Magníficos 2000, Tô no Ponto, Ao Vivo & Inéditas e O Encanto. Nesse período, a banda rompe com a Sony Music, passando a atuar de forma independente. A formação de vocalistas também passa por uma grande mudança, com a saída de Walkyria Santos entram na banda Aduílio Mendes e Sâmya Maia, formando assim o primeiro quarteto de vocalistas da banda.
Mantendo as suas características, a Banda Magníficos lançou o CD “É Chamego Ou Xaveco?”, considerado como um dos melhores de sua discografia. As canções repletas de temas amorosos e melodias cativantes, se tornaram verdadeiros hinos do forró romântico, com sucessos como: "Jogado na Rua", "Indefeso" e a faixa-título "É Chamego ou Xaveco?". Provando que falar de amor e fazer música de qualidade nunca sai de moda, a Banda Magníficos seguiu lançando álbuns e emplacando hits nas paradas de sucessos como as canções: “O Primeiro Beijo”, “Telefone Fora de Área”, "O Encanto", “Essa Paixão Virou Chiclete” e "Carta Branca".
Ao longo dos anos, a Banda Magníficos teve várias mudanças em sua formação, mas sempre contou com vocalistas marcantes como Simone Lessa, Juarez Jr, Marquinho, Ery Carlos, Jacó Fallaschi, Gui Torres, Aduílio Mendes, Renato Torres, O'hara Ravick, Adma Andrade, Luciene Melo, Sâmya Maia, Neno e Walkyria Santos. Atualmente estão a frente dos vocais da banda os cantores Samara Souto, Fernando Frajola e Larissa Ferreira.
São quase trinta anos de muita história, 25 CD's, 5 DVD's lançados e mais de quatro milhões de cópias vendidas, que tornaram a Banda Magníficos, uma das mais queridas pelos forrozeiros.
A Banda Magníficos é mais do que uma banda de forró: é um símbolo de nostalgia, paixão e música popular brasileira da mais alta qualidade, mantendo vivo o forró romântico e conquistando corações por onde passa.
Redação
Publicidade


